![]() |
Vasos Hidropneumáticos – ASME VIII |
![]() |
Um projeto cuidadoso de tubulação de recalque, deve incluir uma adequada investigação e especificação de equipamentos (vasos hidropneumáticos) e dispositivos, com vistas a se evitar transientes indesejáveis. Uma vez calculado o golpe de aríete causado pela parada do grupo eletrobomba, já se pode analisar a conveniência e os meios de minimizá-lo. Em alguns casos são especificadas tubulações com classes de pressão capazes de suportar as sobrepressões e depressões previstas. Porém estas variações de pressão na tubulação, submetem o material constitutivo do tubo a variações de tensões, que podem levá-lo à fadiga, o que não é recomendável para sua boa conservação. Portanto, um bom procedimento é valer-se de algum tipo de proteção capaz de minimizar estas variações de pressão, um dos principais dispositivos de proteção são os vasos hidropneumáticos (RHO).
A seleção de um ou vários dispositivos de proteção deverá resultar da análise de um número conveniente de alternativas que possibilitem eleger aquela de melhor resposta, considerando a eficiência, a economia, a natureza, a freqüência de manutenção, etc.
Todos os vasos fabricados pela Engetank atende a normas nacionais e internacionais como NR-13 e ASME VIII.
A Engentank Industria Mecânica, fabrica vasos hidropneumáticos de acordo com a sua necessidade, e dispõe de engenharia própria e técnicos altamente qualificados, garantindo a segurança e qualidade que seu projeto necessita.